2011/08/16

Curti pessoalmente


 
Teresina faz mais um aniversário. Quantos anos... vá lá, em aniversário nem sempre nos preocupamos com a idade do aniversariante. O importante é ser convidado. Ou conhecer alguém que ti permita entrar na festa. Eu me senti convidado, e também conhecia a aniversariante. Então, lá vamos nós. Fomos eu e um casal de amigos. Chegamos e... lá estava João Claudio no palco. Talento nato, que faz rir e quase chorar e quase chorar de rir. Humor e críticas lúcidas, brincadeiras sérias e por seu prisma artístico uma reflexão sobre nosso tempo. “Hoje se se perguntar para alguém, tu aceita Jesus? A pessoa responde, Só se ele me adicionar”. E as casas que estão virando estacionamento... Mas vá lá, é festa. Sorri muito. Olhei para os lados e realmente a festa estava bonita e era importante.
Comecei meu projeto da noite. “Curti você pessoalmente”. Tive oportunidade de ver alguns tantos amigos do Facebook. E aí, “curti”, “curti você pessoalmente”, “oi, curti”, “ah, quanto tempo, curti”, “saudades minha querida, curti”, “ei, somos amigos no Facebook, curti”. Segui e, no intervalo de uma apresentação a outra, andei revendo e curtindo pessoas de verdade. “Bom esse projeto, curti também”, me disse uma amiga. Acho que ontem pude curtir pessoalmente um monte de gente. Tinha tudo. Imagina aí, você está perdido no meio da multidão, falando ao celular, tentando localizar um amigo, daí você vê e diz, “to perto do Thanys Quila” [sic]. Isso sim, em Teresina, é um referencial. “Thanys Quila, curti, mas sem dancinha na minha frente, por obséquio”. [Como se escreve mesmo esse nome?]
Começa um desfile de moda. Bonitas roupas, boa fluidez na passarela/adro. Fiquei imaginando a bela visão que aquelas modelos tinham lá de cima, olhando o público e um bonito pedaço da cidade. O que teriam pensado. Todos os parabéns. Fico feliz em ter pessoas estudando moda, estética contra a breguice. Lindo, Teresina já é quase passarela. Ontem ao som de cajuínas e cajuínas e trocas e destrocas, os pés que pisavam o adro tinham outra fé e outras preces, e outros passos. Fluido, sem cruz nas costas. Agora tem um pensamento sobre isso. É bom pensar que alguém pensa e cria moda. Um design no corpo, num acessório. E as cores aumentam as cores da cidade.
Então começa o show a orquestra. Aumenta o movimento. E, “vamos mais para a frente, perto do palco”. “Ah, mais não agüente esse calor”. Achamos um local aberto. Um amigo reclama, “aqui estamos numa área aberta, um corredor amplo e o vento não corre”. É amigo, tem o corredor amplo, não tem é o vento. Começa a apresentação da orquestra sinfônica de Teresina. E aquele som tornava a noite ainda mais parecida com algo verdadeiramente especial. Uma quase cena de cinema, dessas com alguém procurando outro alguém, que pára embevecido com a música e sem procurar mais ninguém, acha a todos, como se os acordes fossem de forma mágica juntando as pessoas e os pensamentos. “Curti”.
Começa então a apresentação da Banda Cojobas junto com a orquestra. O mais aguardado da noite. Como Pink Floyd é Pink Floyd, até para quem não conhece, mas repete que, “Pink Floyd é Pink Floyd”, a emoção se aflorou, as palmas, risos dos que estavam felizes em ouvir um Pink Floyd quase ao vivo ou um quase Pink floyd ao vivo. Enfim, muito bem executado. Tudo muito belo, até que alguém diz, “eita, essa musica é massa. Agora eu quero ver se esta backing vocal se garante”. Ah, a que felicidade! Toda noite de festa tem suas surpresas. Luana Campos. Como Teresina é povoada de “Eu Você e Alguém que a gente conhece”, fiquei feliz em ver aquela garota com talento gritante preencher a noite, o espaço, as luzes, os goles, os arrepios, os risos, os gritos. E, “eita porra, Ela se garante”. No mais é de se esperar, Pink Floyd, Cojobas e Orquestra. Mas isso foi uma descoberta maravilhosa. E o bom que o público era substancial. Conjugação de melhores circunstâncias não poderia haver. “Curti Luana Campos no aniversário de Teresina”.
Depois de tudo aquilo o céu bonito de Teresina serenou para o Validuaté celebrando uma noite de festa. Sobre o Validuaté já há tantas palavras e belezas que o belo céu de Teresina também já está pequeno para os professores mais músicos de nossa cidade. “Curti o Validuaté, de novo”. E assim foi a noite de festa fora do Facebook. No centro centro epicentro de Teresina. Numa daquelas noites que pensamos, “ah, se fosse assim”. Mas, é aniversário meus caros amigos. São 159 anos. Eu já estou por aqui há algum tempo. Conheço ruas, conheço você e alguém que conhece a gente. Meu Facebook está cheio de amigos, que são amigos nossos, e que nem sempre a gente vê de verdade. Desse modo, saí ontem, assim, disposto a curtir pessoalmente. No final me perdi nas minhas contas, mas acho que curti pessoalmente uns 159 amigos para uns 159 anos de Teresina. Sim, é bem melhor curti pessoalmente.

Nenhum comentário:

gritos a fora